Golos do Santa Clara em Novembro e em Dezembro


No início de cada mês será publicado neste blog um video com os melhores golos do mês passado, e estará disponível uma votação para eleger o melhor golo do mês.

No final da época será publicado um video que vai reunir os melhores golos de cada mês, para depois eleger o melhor golo da época 2011/2012 do Santa Clara.

Fiquem agora com os golos de Novembro e Dezembro, e votem, têm até dia 31 de Janeiro:

http://www.youtube.com/watch?v=MriFHxkhRds

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Exposição abre comemorações de mais um aniversário

Patente ao público no aeroporto João Paulo II, na Sede do nosso clube e nas Portas do Mar, a exposição denominada «O 31 de Janeiro e o Clube Desportivo Santa Clara» abriu as festividades que terão como ponto alto o jantar de sábado.

O Santa Clara deu início às comemorações de mais um aniversário com a inauguração da exposição «O 31 de Janeiro e o Clube Desportivo Santa Clara», patente ao público em três locais de reconhecida visibilidade pública. Um conjunto de vários painéis sobre o tema estão expostos no aeroporto João Paulo II, nas Portas do Mar e, claro está, na sede do nosso clube.
Da autoria do sócio João Pacheco de Melo, a exposição retrata momentos históricos do Santa Clara como, por exemplo, a inauguração, em1935, da actual sede, celebrando-se no 31 Janeiro do ano seguinte o 1º aniversário da nova Sede. Presente na inauguração, aquele associado dirigiu algumas palavras aos presentes, que se transcrevem abaixo.
«Vamos então ao que aqui nos trouxe, e para isso, antes do mais, gostaria de evocar Diniz José da Silva, o terceiro presidente do Clube Desportivo Santa Clara – até porque tendo sido eleito a 25 Junho de 1936, comemorando-se portanto ainda durante este ano os 75 anos da sua chegada à presidência do CDSC -, aquele que foi o principal responsável pela abertura que o CDSC passou a ter com outras actividades para além do futebol – Música, Teatro etc. –, dotando o clube de hábitos e meios com os quais foi possível subsistir, e até reforçar-se, nos difíceis tempos da Guerra, altura em que até a Associação de Futebol, muito para além do período de inactividade do futebol então vivido, se refugiou na sede do Clube Desportivo Santa Clara.
Evoco também Diniz José da Silva porque ele, que entre muitos outros “metiers” foi jornalista – tal como os senhores –, mas também Chefe da Polícia – e talvez por isso – usava como bordão de oratória recorrentes apelos: à Verdade e à Justiça.
Li pela primeira vez a frase que Diniz José da Silva tanto gostava de repetir num texto inserto numa publicação do CDSC da década de sessenta, escrito a propósito de um dos aniversários, tornando-se assim aquela frase uma recordação que tenho sempre presente nestas ocasiões. E jamais esquecerei!
Escreveu então Diniz José da Silva:
«… Não é tarefa difícil falar do Santa Clara. E não o é, porque a sua história poderia dar, à vontade, matéria para mais de um livro, desde que quem o quisesse escrever partisse desta premissa: VERDADE E A JUSTIÇA».
É verdade. Tinha razão Diniz José da Silva. Uma razão que se mantém! De facto, a história do CDSC é só por si suficientemente antiga e valiosa para, com JUSTIÇA, dispensar tudo o que não seja VERDADE.
Antiga, valiosa e que vai muito para além do futebol e outras actividades culturais e desportivas. Uma história com antecedentes: Os «Campeonatos de Santa Clara» e o importante fenómeno sócio – político e cultural que os alimentava, cujo auge aconteceu em 1917 (quando o contingente americano deixou o “field azores” ficando este por conta dos “rapazes de Santa Clara”). Tem antecedentes e tem antecessores: «os teams das lojas de Santa Clara», o Santa Clara Foot-ball Club e o Sport Club Santa Clara, e é recorrendo a toda esta amplitude e descendência que com VERDADE E JUSTIÇA, e sem ter de adulterar a verdadeira história do CDSC, o “fenómeno Santa Clara”, mais cedo do que aquilo que se possa pensar, completa um século de existência - ganhando quatro anos em vez de, como teimosa e apaixonadamente, se ouve dizer, perder seis.
A exposição que agora se inaugura é apenas um exemplo do quão valiosa é a história do CDSC:
- Quer a Sede que há 75 anos foi razão do primeiro aniversário celebrado no CDSC tendo por referência o 31 Janeiro ….
- Quer a Taça Fry’s que acompanha o CDSC há 80 anos, e há quase outros tantos (desde 1933) está definitivamente na posse do CDSC, SÃO MARCOS QUE DEMONSTRAM DE FORMA CABAL A ENORME VALIA DA HISTÓRIA DO CLUBE, E O QUANTO TINHA - E MANTÉM - RAZÃO DINIZ JOSÉ DA SILVA.
Nunca esquecendo as raízes, nem aqueles que nos precederam e são a verdadeira razão de termos aqui chegado, e DE aqui estarmos, procurar a VERDADE e a JUSTIÇA é obrigação que nos toca a todos»
VIVA O SANTA CLARA!

fonte: site oficial do CLUBE DESPORTIVO SANTA CLARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário