Golos do Santa Clara em Novembro e em Dezembro


No início de cada mês será publicado neste blog um video com os melhores golos do mês passado, e estará disponível uma votação para eleger o melhor golo do mês.

No final da época será publicado um video que vai reunir os melhores golos de cada mês, para depois eleger o melhor golo da época 2011/2012 do Santa Clara.

Fiquem agora com os golos de Novembro e Dezembro, e votem, têm até dia 31 de Janeiro:

http://www.youtube.com/watch?v=MriFHxkhRds

domingo, 12 de junho de 2011

Uma época inesquecível na formação

Domingos Viveiros, responsável directivo pelo futebol de formação no Santa Clara, fez um balanço positivo da época finda e sublinhou os títulos alcançados.

Em primeiro lugar quero agradecer a presença do nosso presidente do CDSC e da SAD, dr. Mário Batista, colegas da Direcção, treinador da equipa profissional prof. Bruno Moura e convidados aqui presentes:
Como não poderia deixar de ser, agradecer também a todos os jovens da formação desde os mais pequeninos que são os (traquinas, benjamins A e B, infantis A e B, iniciados, juvenis e juniores), respectivos treinadores, directores e restante pessoal ligado ao departamento de formação, por acederem ao convite feito pela Direcção do clube a este almoço de final época 2010/2011, que foi organizado a pensar em vocês, jovens, que ao longo da época deram o seu melhor em prol do clube e alcançaram resultados dignos de registo, como foi o caso dos juniores que se sagraram campeões se São Miguel e dos Açores, dos iniciados e infantis A que também foram campeões de São Miguel, para além de diversas taças conquistadas ao longo do ano.
Li num jornal açoriano já algum tempo atrás uma notícia da autoria de um ex-funcionário deste clube que afirmava que o nosso actual presidente abandonou e até mesmo queria acabar com a formação e eliminar todos os açorianos do plantel profissional. Como se vão aperceber mais à frente, é precisamente ao contrário (trata-se isso sim, de uma grande aposta na formação).
Penso que é a primeira vez que este clube através da sua Direcção organiza um almoço desta envergadura com todo o departamento de formação, pois revela e demonstra o apoio e a importância que a formação tem para o clube. A formação não está abandonada como alguns querem transmitir para a opinião pública. Estamos, sim, num bom caminho para mal de alguns.
No meu entender, o futebol de formação não existe para que se ganhem títulos, o futebol de formação existe efectivamente para em primeira instância formar jogadores de futebol. Existe também para proporcionar às crianças e jovens que gostam de futebol a oportunidade de praticarem a modalidade para qual revelam habilidade e vontade de praticar, promovendo hábitos de vida saudáveis e uma formação pessoal que permita conviver e aprender dentro dos valores e princípios pretendidos para um crescimento saudável, o ensinamento de regras de socialização, etc... contribuindo dessa forma para um correcto desenvolvimento do jovem enquanto parte integrante desta sociedade e proporcionando ao mesmo uma fonte de prazer e de ocupação de tempos livres.
Os títulos todos gostamos de ganhar, mas com toda a honestidade e franqueza a verdade é que quem tem melhores condições e nós melhoramos muito e quem trabalhar melhor vai de certeza ganhar mais vezes, foi o que aconteceu esta época, que provavelmente foi a melhor de sempre da formação do CDSC, em cinco títulos possíveis conquistámos três (mapa), não podemos é subverter todos os valores acima apontados por um objectivo menor que é o dos títulos na formação, que não deixam de ser importantes.
Não faz sentido algum dissociar o futebol profissional do futebol de formação porque, e como todos os grandes treinadores e dirigentes do nosso futebol já o admitiram, a formação é o futuro, é o futuro no sentido de aparecerem novos jogadores para as equipas seniores e o futuro no sentido de se poder efectivamente falar em aposta no jogador açoriano. Mas esta aposta não deve ser só dos clubes, dos dirigentes, das câmaras, das direcções regionais, etc, essa aposta deve partir sobretudo da nossa juventude e são vocês que têm de nos dizer que vale a pena apostar em vocês. São vocês que com o seu trabalho, humildade, dedicação, empenho e qualidade nos vão dizer que merecem efectivamente uma real aposta. Foi pensando nestes jovens que esta Direcção liderada pelo dr. Mário Batista criou uma nova equipa sénior do CDSC, esta vai servir para dar continuidade ao processo de formação dos nossos jovens, processo este que demos o nome de fase dois da formação.
Posso adiantar que esta equipa já tem o seu plantel constituído e é com muito orgulho que digo aqui que mais de 90% dos jogadores do plantel são da formação do CDSC.
É aqui que entra o nosso trabalho, é aqui que os dirigentes e treinadores (os mais qualificados) da formação intervêm: na capacidade de incutir nos nossos jovens todas as capacidades volitivas necessárias para se ser jogador de futebol (humildade, responsabilidade, etc) e de treinar e aperfeiçoar todo o potencial que lhes é reconhecido de forma a permitir aos nossos jovens atletas augurar um bom futuro enquanto praticantes da modalidade.
E tal como aos pais é doloroso dar um raspanete no filho ou na filha, para nós também é penoso repreender e penalizar quem por algum motivo e em determinada situação trilha por um caminho que os afasta do objectivo a que se propuseram, mas é com a intenção de que eles sejam melhores, é com a intenção que possam crescer e é com toda a certeza com a intenção de que sejam jogadores de futebol.
Acreditem em vocês! Ponham sempre os estudos em primeiro lugar, mas nunca deixem de acreditar nos vossos sonhos e objectivos… e com muito espírito de sacrifício, persistência, humildade e dedicação façam o que for necessário para os atingirem.
Ao jovem jogador todos lhe reconhecemos potencial, todos lhe desejamos um óptimo futuro e todos queremos que seja um excelente jogador de futebol e no que de nós depender tudo faremos para que ele atinja os seus objectivos, ainda que para isso o tenhamos de repreender em privado ou publicamente (exemplarmente) ou inclusive castigá-lo no sentido de o reorientar rumo aos nossos objectivos.
Para todos os jovens jogadores da nossa formação aqui presentes um forte abraço e desejos do maior sucesso!
Para finalizar, queria aproveitar a ocasião para dar as boas vindas aos novos treinadores que vão fazer parte da formação e agradecer aos que vão sair o seu empenho e dedicação a este clube e desejar-lhes os maiores sucessos desportivos e pessoais.
Treinadores para a próxima época:
Seniores – prof. Pedro Bermonte
Juniores – prof. Tiago Silva
Juvenis – Luís Silva
Iniciados – Helinho
Infantis A e Traquinas – António Medeiros
Infantis B – prof. Jorge Ferreira
Benjamins A – Carlos Lousada
Benjamins B – Natalino Lima
Queria terminar com a seguinte frase: “Não só somos responsáveis pelo que fazemos, mas também pelo que não fazemos”. (Molière).
Viva o Santa Clara/Viva a formação do Santa Clara.

fonte: site oficial do CLUBE DESPORTIVO SANTA CLARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário