Golos do Santa Clara em Novembro e em Dezembro


No início de cada mês será publicado neste blog um video com os melhores golos do mês passado, e estará disponível uma votação para eleger o melhor golo do mês.

No final da época será publicado um video que vai reunir os melhores golos de cada mês, para depois eleger o melhor golo da época 2011/2012 do Santa Clara.

Fiquem agora com os golos de Novembro e Dezembro, e votem, têm até dia 31 de Janeiro:

http://www.youtube.com/watch?v=MriFHxkhRds

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Candidatura Mário Baptista. Continuar no bom caminho

DISCURSO DO MANDATÁRIO
Sejamos muito claros! Todos sabemos que o Santa Clara num passado que todos conhecemos não foi bem gerido. Cometeram-se muitos erros nessa altura. O nosso Cube esteve à beira do precipício.

Caros sócios, amigos e simpatizantes do Clube Desportivo Santa Clara.
A minha primeira palavra, como não poderia deixar de ser, é de profundo reconhecimento e agradecimento pelo honroso convite que o Mário Baptista, e alguns seus colaboradores, me fizeram no sentido de ser o Mandatário da sua candidatura à liderança do Santa Clara.
É com humildade e sentido de responsabilidade que assumo esta honrosa função.
Muito obrigado por me terem convidado para ajudar o Santa Clara a “continuar no bom caminho”. Tenho muito orgulho em dizer-vos que podem contar comigo!
Eu hoje estou aqui pela razão e pelo coração!
Pela razão, porque considero que todos os cidadãos têm a obrigação de participar na nossa vida pública. De intervirem na sua comunidade. De ajudarem as colectividades. E de influenciarem a construção da nossa vida colectiva.
Pela Razão, porque sempre acreditei que o Desporto é um veiculo essencial de promoção de valores fundamentais para a vida dos cidadão e dos jovens em particular.
Mas também pela razão porque conheço bem o Mário Baptista e quase todas as pessoas que se apresentam, em nome do seu projecto para o Santa Clara, aos diversos Órgãos Sociais do Clube. São pessoas que conheço, respeito e admiro.
Hoje podemos afirmar a todos os sócios do Santa Clara que temos as pessoas certas para liderar o Clube nestes tempos muito complicados. Tempos em que o mais fácil para todos seria virar a cara à luta e o mais difícil é dizer presente, aqui estamos, vamos arregaçar as mangas e contem connosco!
Queria por isso felicitar e manifestar o meu profundo reconhecimento pelo compromisso que todos assumem hoje aqui.
Todos sabem que os tempos actuais não são fáceis. É preciso uma enorme coragem para assumir responsabilidades de topo na gestão de um clube desportivo, sobretudo num com a dimensão do Santa Clara.
Por isso, este é o momento certo para recordar, aos mais distraídos, que as pessoas hoje aqui presentes já deram provas de que adoram este clube e de que põe o Santa Clara sempre acima dos seus interesses pessoais e particulares.
É preciso relembrar que o Mário Baptista em particular já deu provas de que é capaz de trabalhar em equipa e de que tem a competência, a experiência e a credibilidade para ser o Presidente que o Santa Clara precisa e que os tempos recomendam.
Meu caro Mário, sejamos muito claros! Todos sabemos que o Santa Clara num passado que todos conhecemos não foi bem gerido. Cometeram-se muitos erros nessa altura. O nosso Cube esteve à beira do precipício. Todos conhecem esses tempos e todos sabem quem foram as pessoas que complicaram a vida do Clube.
Nós não estamos aqui para criticar ninguém. Eu até acredito que quem cometeu esses erros podia não estar deliberadamente a fazer mal ao Clube, mas a verdade é que, involuntariamente ou não, prejudicaram o Clube. Desprestigiaram o Clube, descredibilizaram o Clube e desmoralizaram a massa associativa e os adeptos em geral.
Felizmente que o Santa Clara acordou a tempo.
O processo de reestruturação financeira e de credibilização do Santa Clara foi muito difícil e muito penoso nos últimos anos. Todos sabemos que este ajustamento está longe de estar concluído.
É preciso continuar esse esforço. É necessário manter o rumo dos últimos tempos, mantendo uma gestão de verdadeiro malabarismo de compatibilizar uma gestão financeira responsável com uma componente desportiva essencial e que no fundo é a verdadeira razão de ser deste grande Clube.
Cito por isso uma das frases do programa da candidatura “Se as vitórias que desejamos e merecemos ainda não foram alcançadas é porque a recuperação financeira tem sido prioritária”.
E eu acrescento, foi e tem, infelizmente, de continuar a ser. É o futuro do Clube que está em causa! Temos por isso, responsavelmente e sem esconder a nossa ambição de vencer sempre, em casa ou fora de casa, de ter muito cuidado com as expectativas desportivas que damos aos sócios.
Por isso os próximos anos não serão fáceis mas tu Mário, como todos reconhecem e sabem, já deste provas de ser o rosto da experiencia, do conhecimento e da credibilidade que o Santa Clara precisa. As listas que tu hoje aqui apresentas são também uma clara prova disso.
Ou como afirma o Slogan da candidatura “O Santa Clara tem que continuar no bom caminho”.
É disso que se trata efectivamente. O futuro do Santa Clara faz-se caminhando em frente e não voltando ao passado como alguns, muito poucos, parecem querer.
A este propósito, gostava ainda de referir que se outros sócios acharem oportuno participar na próxima Assembleia Eleitoral com outras listas e outro projecto devem merecer todo o nosso respeito e consideração.
Todavia, façamos todos um pacto. Não discutamos quezílias nem o carácter das pessoas.
Aliás, com ou sem listas alternativas, devemos caminhar para o próximo acto eleitoral centrando a nossa actividade no esclarecimento dos sócios e na discussão de ideias e do projecto para o Clube. Não só do futebol profissional mas de todo o Clube. Do seu funcionamento, da sua inserção na comunidade, do seu papel na formação da nossa juventude e da sua relação com outros emblemas, nacionais e regionais. Das suas carências, das suas necessidades, do seu financiamento e, até, da própria regulação federativa não só do futebol mas de todas as modalidades que praticamos.
Aproveito para felicitar todos os candidatos pelo programa eleitoral que é apresentado. É rigoroso, ambicioso e de futuro. Parabéns!
Mas hoje assumir responsabilidades na gestão de uma grande agremiação desportiva tem também outras implicações.
Num tempo em que sabemos que muitos emblemas correm o risco de encerrar por erros das suas direcções, gerir o Santa Clara também implica dar um exemplo a todos, a todos sem excepção, de que é possível gerir em clube desportivo e o futebol profissional com critérios realistas, com responsabilidade e com respeito pelos apoios públicos que o Clube recebe. Devemos isso à nossa comunidade!
E em relação a este aspecto que é sempre objecto de muita demagogia e de exageros é bom que nos entendamos. Ninguém dá dinheiro ao Santa Clara!
Os apoios públicos concedidos ao Santa Clara são, públicos, transparentes e correspondem a contratos objectivos e rigorosos, assinados e publicados por todas as partes envolvidas. O Santa Clara não tem nada a esconder!
Para os críticos do costume e para os que censuram estes apoios ao futebol profissional, é bom lembrar que o Santa Clara é um poderosíssimo veículo de promoção externa de toda a Região Autónoma dos Açores. O Santa Clara insere-se numa Liga de futebol que movimenta um montante que vai a caminho dos mil milhões de euros por ano.
Temos também de relembrar a esses críticos que o maior apoio público que o Clube recebe é um bom investimento, não apenas no futebol mas sobretudo no Turismo - actualmente, e mesmo apesar da crise internacional, a maior industria mundial e que nos Açores tem dado provas de ser a mais importante na modernização da nossa economia e na manutenção e criação de novos empregos.
É por isso que aproveito esta oportunidade para relembrar que este grande Clube é também uma grande instituição que merece respeito, carinho e apoio.
Apelo por isso aos nossos empresários, a todas as empresas e no geral a todas as forças com dinamismo na nossa sociedade para que considerem nos seus planos de marketing e publicidade o apoio ao Santa Clara como um bom investimento. Acho sinceramente que ainda há, mesmo com as dificuldades que vivemos, boas oportunidades a explorar. Oportunidades que representam vantagens para todas as partes.
Meus caros sócios e simpatizantes, tal como eu referi no início, eu estou aqui não só pela razão mas também pelo coração.
Uma das primeiras recordações da minha vida, numa altura em que eu ainda tinha menos de quatro anos, foi passear com o meu avô materno no Jácome Correia. Ainda me lembro que senti, nessa altura, os degraus da bancada central quase como um obstáculo intransponível. Pela mesma altura foi também o meu avô, que infelizmente morreu prematuramente, que me levou consigo para assistir a um jogo de ping-pong na sede do Santa Clara.
Partilho convosco essas recordações para vos confessar que eu também aceitei este honroso convite porque ele também representa, de forma simbólica, uma homenagem que prestamos a todos e a todas aqueles que no passado fundaram, construíram e desenvolveram o Santa Clara, ao longo de oitenta e nove anos de história, até àquilo que o Clube é hoje: uma grande instituição desportiva de referência para a Cidade de Ponta Delgada, para a Ilha de São Miguel e para os Açores. Sem esses sonhadores, sem todas essas pessoas que deram o melhor de si e se dedicaram ao Santa Clara nós não estaríamos aqui hoje!
O Pinto da Costa diz que o Céu será sempre azul e o inferno será sempre vermelho.
Mas o que ele não diz é que o nosso coração também será sempre vermelho e o Santa Clara também é dessa mesma cor.
Vermelho. A cor da nossa paixão clubista.
Sempre vermelho, a cor que nos enche a alma e na deixa orgulhosos do nosso emblema.
Obrigado a todos pela vossa presença.
Parabéns a todos os nossos candidatos.
Vamos à luta que ”O Santa Clara tem que continuar no bom caminho”.
Viva ao Santa Clara!

Auditório da Freguesia de Santa Clara, 9 de Novembro de 2010
JOSÉ CARLOS SAN-BENTO

fonte: site oficial do CLUBE DESPORTIVO SANTA CLARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário